Pesquisas de Opinião para Campanhas Eleitorais

Pesquisas de opinião pública são as mais relevantes ferramentas para se compreender o jogo eleitoral. Para formuladores de estratégias, as pesquisas de opinião trazem dados relevantes para aumentar assertividade das decisões durante uma campanha Para analistas, as pesquisas de opinião são insumos fundamentais para entender melhor o cenário eleitoral. Para ambos, dados obtidos em pesquisas de opinião dão validade científica e empírica para determinadas escolhas.
  • 3 professores

  • 8 horas

    de carga horária
  • Comunidade

    exclusiva para alunos
  • Certificado IBPAD

    ao finalizar o curso
  • 4 ferramentas gratuitas
  • 4 Módulos
  • Tutorias Hands-on
  • Artigos exclusivos
  • Acesso por 1 ano
  • Certificação

Expanda suas skills de análise de dados

Para pesquisadores e analistas do mercado aprender a analisar textos de diferentes fontes de dados a partir de ferramentas (gratuitas) semânticas e estatísticas. Dentre os objetivos específicos, estão: apresentar as ferramentas WORDij e Iramuteq; ensinar as principais funcionalidades das ferramentas; apresentar exemplos reais de fontes como mídias sociais, clipping, dados abertos e artigos acadêmicos.
LISTA DE ESPERA
* Nos responsabilizamos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Você sairá do curso capaz de

  • Produzir pesquisas eleitorais e analisar os resultados de uma pesquisa para além dos números
Write your awesome label here.
Write your awesome label here.
Ao concluir as atividades

Você receberá um certificado IBPAD

Somos atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Aprenda com os melhores

Nossos professores são referência na área de Pesquisa

ANDRÉ JÁCOMO

Graduado e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Negócios do IBPAD. Por quatro anos, foi Gerente de Pesquisas do Instituto FSB Pesquisa, responsável pelo atendimento e desenvolvimento de projetos sobre diversos temas. Foi Assessor de Pesquisas de Pesquisas de Opinião na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) e trabalhou com Relações Governamentais no setor público e privado.

Karin Vervuurt

Co-fundadora da Methods- Inteligência de Dados
Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Se especializou nas áreas de comportamento eleitoral, psicologia política e métodos experimentais. É pesquisadora e consultora em campanhas eleitorais, tendo participado de campanhas eleitorais em diversos estados brasileiros, inclusive de campanha presidencial. Co-fundadora da Methods - Inteligência de Dados e da ONG #ElasNoPoder.

Letícia Medeiros

Co-fundadora da Methods- Inteligência de Dados
Cientista Política e pesquisadora formada na Universidade de Brasília. Atua desde 2010 na realização de pesquisas eleitorais, pesquisas parlamentares, pesquisas de mercado e pesquisas de imagem e reputação. Também é consultora em campanhas eleitorais, tendo participado de campanhas eleitorais em diversos estados brasileiros, inclusive de campanha presidencial. Co-fundadora da Methods - Inteligência de Dados e da ONG #ElasNoPoder.
curso online

Pesquisas de Opinião para Campanhas Eleitorais

Aprenda os fundamentos básicos sobre como funcionam pesquisas de opinião para ajudar os interessados para produzir pesquisas ou consumir dados de pesquisas para construção de estratégias políticas.

Por que estudar com o IBPAD?

Write your awesome label here.

Experiências reais

Cursos produzidos por profissionais com experiência de mercado

Rigor científico

Curadoria com foco na seleção das principais referências científicas.

Inovação

O conteúdo aborda as principais técnicas e ferramentas de ponta da área.

Foco no Digital

Visão estratégica na transformação digital que os dados podem proporcionar.

Perguntas frequentes

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença dos cursos do IBPAD? 

Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, entre em contato conosco.

Precisa ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno termine a as aulas e clique para seguir em diante todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais tipos de aulas compõem os cursos do IBPAD?

  • Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
  • Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
  • Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
  • Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
  • Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
  • Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
  • Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.