Análise de Conteúdo
Para além de Bardin
De maneira prática e simplificada, o curso apresenta uma forma de realizar, cientificamente, uma análise de conteúdo quantitativa.
Uma análise de conteúdo é considerada uma das principais técnicas científicas para uma avaliação confiável e replicável de diferentes tipos de conteúdo, sendo essencial para pesquisas de mercado e acadêmicas.
O curso contém a forma de aplicação mais confiável, replicável e quantitativa da técnica, conforme as exigências atuais dos principais periódicos científicos do mundo, e oferece uma leitura mais atualizada e ampla da já conhecida "análise de conteúdo" de Laurence Bardin.
Uma análise de conteúdo é considerada uma das principais técnicas científicas para uma avaliação confiável e replicável de diferentes tipos de conteúdo, sendo essencial para pesquisas de mercado e acadêmicas.
O curso contém a forma de aplicação mais confiável, replicável e quantitativa da técnica, conforme as exigências atuais dos principais periódicos científicos do mundo, e oferece uma leitura mais atualizada e ampla da já conhecida "análise de conteúdo" de Laurence Bardin.
Adicione o CUPOM: ANALISE para ter 100% de desconto
-
um método científico
para "tagueamento" ou classificação de conteúdo -
confiabilidade
para que várias pessoas possam classificar corretamente -
replicabilidade
para que seja facilmente aplicável em outros projetos -
crie uma codificação
profissional e que atenda aos objetivos da sua análise -
-
Por que você deveria fazer o curso?
Diversos pesquisadores e analistas de mercado já se depararam com o desafio de ler e classificar uma quantidade relevante de textos, sejam postagens em redes sociais, conteúdo de informação ou clipagens de notícias.
Este curso apresenta uma forma de fazer um processo rigoroso de classificação com a profundidade e inteligência analítica de um processo de pesquisa, aliada a uma metodologia confiável e passível de ser replicável.
A quem se destina
Para profissionais e estudantes interessados em realizar análise de conteúdo com metodologia confiável e seguindo etapas atualizadas e utilizadas no mercado.
O curso foi pensado especialmente para quem trabalha com conteúdo de mídias sociais e impressas e precisa classificar seus conteúdos.
Este curso apresenta uma forma de fazer um processo rigoroso de classificação com a profundidade e inteligência analítica de um processo de pesquisa, aliada a uma metodologia confiável e passível de ser replicável.
A quem se destina
Para profissionais e estudantes interessados em realizar análise de conteúdo com metodologia confiável e seguindo etapas atualizadas e utilizadas no mercado.
O curso foi pensado especialmente para quem trabalha com conteúdo de mídias sociais e impressas e precisa classificar seus conteúdos.
Você sairá do curso capaz de
Ao concluir como atividades
Você receberá um certificado IBPAD
Somos atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.
Conheça a professor
Rafael Cardoso Sampaio
Professor de Comunicação e Política | UFPR
Aplica as técnicas de análise de conteúdo desde 2009 em projetos com temáticas como democracia digital, campanhas eleitorais digitais e conversações online. O conhecimento aplicado nos diversos projetos se transformou recentemente no livro "Análise de Dados Categorial: manual de aplicação" e está registrado nos inúmeros artigos publicados pelo professor. Sampaio também é professor de métodos quantitativos e de análise de conteúdo no curso de graduação em Ciências Sociais e na pós-graduação em Ciência Política da UFPR desde 2015, compartilhou com centenas de alunos técnicas mais atuais utilizadas pelo professor.
curso online ao vivo
Análise de Conteúdo
Aprenda a fazer análise de conteúdo categorial para classificar e analisar textos
Por que estudar com o IBPAD?
Experiências reais
Cursos produzidos por profissionais com experiência de mercado
Rigor científico
Curadoria com foco na seleção das principais referências científicas.
Inovação
O conteúdo aborda como principais técnicas e ferramentas de ponta da área.
Foco no Digital
Visão estratégica na transformação digital que os dados podem proporcionar.
Perguntas frequentes
Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença dos cursos do IBPAD?
Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.
Posso dividir o curso com mais pessoas?
Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, entre em contato conosco.
Precisa ter experiência na área de aproveitamento do curso?
Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.
Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?
Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.
Há notas, comentários ou provas?
Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno termine a as aulas e clique para seguir em diante todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação dos professores) – estes últimos são avaliados.
Quais os tipos de aulas que compõem os cursos do IBPAD?
- Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
- Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
- Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
- Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
- Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
- Quizzes: pequenos questionários para correção e avaliação do conhecimento;
- Trabalhos: artigos publicados de relatórios e análises.