Análise de Redes para Mídias Sociais 

Utilizado tanto por Cientistas de Dados quanto de Pesquisa Qualitativos, a Técnicas de Redes é uma das Análises mais atualizadas da atualidade. Que tal aprender, usando dados de Mídias Sociais? Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule medições, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas Gephi e Netlytic.
  • 4 professores

    de diversas áreas
  • 24 horas

    de carga horária
  • Comunidade

    exclusivo para alunos
  • Certificado IBPAD

    ao finalizar o curso
Write your awesome label here.
  • 3 ferramentas gratuitas
  • 6 Módulos
  • Tutorias Práticas
  • Artigos exclusivos
  • Acesso por 2 anos
  • Certificação

Expandir suas habilidades de análise de dados

Para profissionais de Mídias Sociais e/ou Monitoramento de Mídias Sociais que

Acadêmicos de Comunicação Social e Dados Acadêmicos que Acadêmicos que Responsáveis ​​pela Redes e Complexidade

Profissional de Ciência de Responsáveis ​​pelo planejamento e atuação de campanhas com influências e/ou que precisam identificar de forma adequada os públicos

Você sairá do curso capaz de

  • Coletar dados de forma adequada usando Netlytic e Uberlink
  • Manipular e desenvolver redes sobre qualquer tema com o Gephi
  • Interpretar as Redes e Identificar: Clusters informacionais, comunidades de usuários e influenciadores
  • Termos de produção, estudos e projetos como: #PrimeiroAssédio, Mapeamento Plus Size, Rede de Dimensão e Esquerda e estudos nas redes como as feitas pelo Labic/UFES
  • desenvolver redes interativas  como esse exemplo
  • Assista a uma aula ao lado!
Write your awesome label here.

Desenvolva suas pesquisas e relatórios com o auxílio de ferramentas gratuitas

Write your awesome label here.
Ao lidar como atividades

Você recebe um certificado IBPAD

Somos atualmente uma das referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Aprenda com os melhores

Os professores são referência na área de Pesquisa e Ciência de Dados

Máximo estável

CEO IBPAD
Diretor-executivo do IBPAD, doutorando em ciência política (UnB). Prêmio Marcus Figueiredo de Jovens Pesquisadores em Opinião Pública (Wapor Latinoamérica).

TARCIZIO SILVA

Tech + Society Fellow at Mozilla
Mestre (UFBA) em Comunicação. Pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como “Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais” (Bookess, 2012), “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais” (Uva Limão, 2016) e “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” (Editora IBPAD, 2018). 

Pedro Meirelles

Analista ibpad
Pesquisador no IBPAD, atendendo clientes como 99 e L’Oréal. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (UFF). Estuda e escreve sobre pesquisa, dados e inteligência de mídias sociais desde 2015.

Marcelo Alves

Cientista de Dados 
Vértice Inteligência/UFF
Pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia, sócio-diretor da startup Vértice Inteligência e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Estuda comunicação política nas mídias sociais a partir de métodos digitais e análise de redes. Entre seus interesses de pesquisa estão: ecossistema da comunicação política, disseminação de informação, hibridismo organizacional, polarização, eleições e plataformização da web
curso online

Análise de Redes para Mídias Sociais 

Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic.

Por que estudar com o IBPAD?

Write your awesome label here.

Experiências reais

Cursos produzidos por profissionais com experiência de mercado

Rigor científico

Curadoria com foco na seleção das principais referências científicas.

Inovação

O conteúdo aborda as principais técnicas e ferramentas de ponta da área.

Foco no Digital

Visão estratégica na transformação digital que os dados podem proporcionar.

Perguntas frequentes

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença dos cursos do IBPAD? 

Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, entre em contato conosco.

Precisa ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno termine a as aulas e clique para seguir em diante todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais tipos de aulas compõem os cursos do IBPAD?

  • Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
  • Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
  • Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
  • Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
  • Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
  • Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
  • Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.